O BLOCO AFRO KEKERÊ – O BLOCO AFRO DA PAZ é um Bloco de Carnaval de Rua que desfilou por 2 anos pelas ruas do Bairro da Vila Rio Branco, onde o Bloco nasceu. Porém, em razão do grande crescimento dos seguidores e para melhor receber a todos que curtem o bloco, homens, mulheres, crianças, jovens, adolescentes, idoso e pessoas com deficiência, a partir de 2018 passamos a desfilar pela Avenida União dos Ferroviários, gratuitamente, tornando o desfile do Kekerê ainda mais democrático.
OBJETIVO:
O BLOCO AFRO KEKERÊ – O BLOCO AFRO DA PAZ, tem como objetivo difundir os ritmos afro brasileiros e fazer o resgate e preservação da Cultura Afro Brasileira como um todo, através de oficinas, ensaios, ações sociais e desfiles de rua durante o carnaval.
POR QUE COLOCAR O BLOCO NA RUA ?
A importância de desfilar com o Bloco Afro Kekerê numa cidade do interior de São Paulo se dá pelo relevante interesse geral da população em ter contato com as origens rítmicas e culturais que são a base da história e da Música Popular Brasileira. Uniram-se então o bailarino, ativista cultural e social Vanderlei Victorino B A e o cantor e o compositor Tom Nando e criaram o bloco para realizar desfiles durante o carnaval de rua e assim concretizar o desejo de se ter um grupo que toca ritmos que mesclam a África, o Brasil e o mundo, interligados pela "musicultura multi-racial".
Neste sentido, fez-se necessária a criação de eventos que levem ao conhecimento da população as origens das Músicas de Capoeira, do Samba, das diversas manifestações culturais afro brasileiras como o Afoxé, o Ijexá, o Samba Reggae, o Samba de Roda e o Samba Duro. Estes são ritmos presentes nas obras de grandes autores e intérpretes da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico César, Clara Nunes, Maria Betânia entre outros artistas, que emprestam suas experiências para compor o repertório do Bloco Afro Kekerê.
Sendo assim, com este propósito cultural, o Bloco Afro Kekerê - Bloco Afro da Paz pretende fomentar a integração dos foliões com informação, formação, diversão e democratização da arte e da cultura Afro Brasileira.